Projeto Shopping EPPF - Segundo Ano Fundamental - 2014


    As professoras do 2º ano da Escola Professor Paulo Freire, realizaram um projeto onde os alunos do Fundamental l participaram de uma atividade que permitiu muita diversão e principalmente aprendizagem. Iniciamos o trabalho com o 2º ano “A” e “B” estudando o Sistema Monetário. Assim, tiveram a oportunidade de conhecer a moeda brasileira. As crianças realizaram uma visita ao Salgueiro Shopping, onde, observaram a organização das lojas, fizeram levantamento de preços e de forma lúdica, fizeram suas compras, somaram o valor dos produtos escolhidos e usaram a calculadora para saber quanto pagariam e receberiam de troco.  Foi uma experiência importante este exercício de comprar, pagar, receber e conferir o troco.

    Depois de toda esta preparação, os alunos passaram a montar, de fato, um centro de compras que recebeu o nome de “Shopping EPPF”. Com embalagens trazidas de casa, pelas crianças, organizaram o espaço e definiram os preços das mais variados embalagens. Assim, foram montadas as lojas com diversos produtos.

    Quando todos os produtos estavam etiquetados, os grupos criaram algumas promoções chamando a atenção, com cartazes, da mesma forma que foi encontrado no Salgueiro Shopping.
Com tudo pronto e organizado, os alunos fizeram o papel de comerciantes de farmácia, lojas, livraria, papelaria, lanchonetes, etc.   

    Os alunos do 3º ano orientados pela professora Rejane, fizeram o papel de consumidores participando com seus carrinhos de compras e podendo observar os diferentes estabelecimentos, tais como: a necessidade de prescrição médica na compra de medicamentos; pesquisa de preços e outras informações que precisamos saber no nosso cotidiano. 

    Os alunos do 4º e 5º ano sob a orientação das professoras Edna Silva e Andrea Matias, participaram como educadores financeiros (economistas) orientando os clientes sobre como economizar e esclarecendo que nem sempre esses grandes descontos são vantagens para o consumidor.

Advertência aos consumidores: 
Fazer relação de compras; 
Evitar o desnecessário; 
Observar a validade dos produtos, etc.

A EXPERIÊNCIA FOI VÁLIDA E GRATIFICANTE.

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
( Paulo Freire)







































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário