Alunos preparam-se para a 23ª Semana do Saber, subindo a Colina do Horto, em Juazeiro - 2011



Alunos preparam-se para a 22ª Semana do Saber, subindo a Colina do Horto, em Juazeiro(CE)

Depois de uma caminhada ecológica pela área preservada Riacho do Meio, em Barbalha(CE), os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental visitaram, no último sábado, 05 de novembro, a Colina do Horto, em Juazeiro do Norte(CE), como preparação para a 23ª Semana do Saber da Escola Professor Paulo Freire, que em 2011 tem o tema Nordeste Plural.

A Colina do Horto, onde se encontra a estátua do Padre Cícero, é ponto turístico e religioso freqüentado por romeiros do País inteiro que prestam suas homenagens, fazem pedidos ou pagam promessas ao santo popular que é considerado um precursor da prática educativa voltada para a ecologia*.


Ainda no Horto, os alunos visitaram o Casarão do Padre Cícero, uma espécie de museu que abriga objetos relacionados à vida do Padre, além dos ex-votos, peças confeccionadas em madeiras ou cera, representando partes do corpo que estavam adoecidas e foram curadas, quadros, fotografias ou outros tipos de objetos oferecidos em agradecimento a alguma graça alcançada.

Em Juazeiro do Norte(CE) pulsa forte a religiosidade representativa do homem nordestino. Está tudo nas fotos. É só conferir!

*Não derrube o mato nem mesmo um só pé de pau. Não toque fogo no roçado da caatinga. Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar água da chuva. Não crie animais soltos, faça cercados e deixe o pasto descansar para se refazer. (Padre Cícero, orientando os homens do campo a sobreviverem na seca e a manterem o sertão sempre verde).








































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário