Alunos do 5º ano visitam área preservada em Barbalha! - 2011



Alunos do 5º ano visitam área preservada em Barbalha!
Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental conheceram, no último sábado, 05 de novembro, o Parque Ecológico Riacho do Meio, no município de Barbalha(CE), como preparação para a 22ª Semana do Saber da Escola Professor Paulo Freire, que em 2011 tem o tema Nordeste Plural.
A expedição, dirigida pelo professor de geografia, Miguel Arcanjo, pelo professor de ciências e biologia, Geneilson Sousa, pelas coordenadoras pedagógicas Núbia Vasconcelos e Luzinete Oliveira e pela professora do 5º ano, Nadja Oliveira, proporcionou aos alunos conheceram de perto elementos da geografia de um dos mais representativos pólos industrial, comercial e cultural do Ceará.

Trilha ecológica
A fauna e a flora foram sentidas e, em alguns casos, tocadas pelos alunos que percorreram uma das trilhas ecológicas do Geossítio Riacho do Meio. O professor de geografia, Miguel Arcanjo, explicou sobre a Chapada do Araripe, apresentando as riquezas nativas do Araripe, entre elas o Soldadinho-do-Araripe, uma ave descoberta em 1996, na Chapada, e que somente é encontrada em Barbalha(CE), Crato(CE) e Missão Velha(CE).
Infelizmente, o Soldadinho-do-Araripe está na lista das cinco espécies da fauna cearense mais ameaçadas de extinção.

Encontro com a natureza
Durante a excursão pelo geossítio Riacho do Meio, alunos e equipe da Escola Professor Paulo Freire vivenciaram um encontro com a geografia, com o ambiente natural preservado e com a consciência ecológica!
Viva a fauna e a flora de Barbalha! Viva o Soldadinho-do-Araripe!




































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário